Reportagens 14.02.2024

Seu melhor amigo – e da sua saúde

Saiba de que maneira os animais de estimação podem aprimorar seu bem-estar físico e mental

por Guilherme Silva e Nicolly Bispo

Há Quatro anos, Ruan Souza, morador de Paraisópolis, adotou duas gatas. “Passei por momentos tristes nessa fase, mas consegui superá-los por causa delas”, diz Ruan, hoje com 18 anos. “Ter um bicho dentro de casa pode mudar a nossa vida”, afirma.

Assim como Julie e Bela, as duas bichanas simpáticas dele, outros animais de estimação podem contribuir para a saúde de seus tutores.

“Os benefícios valem para todas as faixas etárias, desde que haja conexão entre o animal e a pessoa”, diz Sley Tanigawa, médica e coordenadora da pós-graduação em Medicina do Estilo de Vida do Einstein. Estudos sugerem que os bichos ajudam a afastar a ansiedade, os sintomas de depressão e o estresse.

“Os resultados sugerem que a presença de um cachorro pode ter ajudado a diminuir os impactos psicológicos negativos da pandemia”, escrevem os cientistas no artigo.

Quando adotou a cachorrinha Laila, há cerca de 12 anos, a empregada doméstica Denise Santos Bezerra da Silva, 40 anos, nem imaginava a mudança pela qual passaria. Inicialmente, a Laila chegou para fazer companhia ao filho, na época com 3 anos de idade. Hoje, Denise e o bichinho são inseparáveis.

Há aproximadamente cinco anos, Denise recebeu o diagnóstico de depressão. Desde então, o tratamento médico recebe o reforço da cachorrinha. “Eu estava no fundo do poço, e a companhia da Laila me resgatou. Ela é meu porto seguro”, diz. “Com a Laila, me sinto feliz e protegida”, completa.

Para Denise, Laila é um componente importante de seu tratamento: “Tive três meses difíceis na época do diagnóstico. Foi minha pior fase. Mas ela chegou perto de mim e me deu amor e carinho. Tudo o que eu precisava naquele momento. Isso ajudou na minha recuperação.”

A companhia da cachorrinha também auxilia Denise a se manter mais ativa fisicamente. Ela é a parceria ideal para passeios e visitas aos parentes e amigos. A ciência vem reforçando o papel dos cachorros em tornar seus tutores mais ativos fisicamente — alguns estudos demonstram que pessoas que cuidam de cães se movimentam por mais minutos durante o dia do que outras sem bichos em casa. E a falta de exercício está associada a uma série de doenças, como diabetes e hipertensão.

Confira abaixo quais benefícios na saúde os pets podem trazer:

Segundo a médica Priscilla Filippo, da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia, do Rio de Janeiro, alergias respiratórias em geral não impedem o convívio com os pets desde que estejam bem tratadas. “Tenho asma e bronquite. Mas as doenças foram controladas e minha mãe me deixou adotar as gatas”, conta Ruan.

De acordo com os dados de um levantamento feito pelo Instituto Pet Brasil, até o fim de 2021, os animais de estimação no país já passavam de 149 milhões. Cães (58 milhões), aves (41 milhões), gatos (27 milhões) e peixes (21 milhões) são os mais comuns nos lares brasileiros.

O crescimento na popularidade dos pets é visto nas ruas e nos serviços e produtos oferecidos para os bichinhos, cada vez mais diversos. Segundo Ruan, muitas pessoas em Paraisópolis possuem algum animal de estimação.

Sley Tanigawa só faz um alerta: “Não adianta ter um animal e deixá-lo largado”. A adoção deve ser responsável. Pense nas tarefas que o cuidado com um animal envolve. Alimentação adequada, higiene, vacinação, consultas veterinárias, atenção… Uma relação carinhosa faz bem tanto para nós quanto para eles.

Compartilhe
+ Ver mais Reportagens