Fala, doutor 20.02.2024

Fala, doutora! Afinal, O que faz uma médica de família?

por Cássia Regina da Silva Marques

Entre os profissionais de saúde de uma UBS, estamos nós, os médicos de família. Cuidamos de todos os integrantes de uma família e também de uma comunidade — por isso, o nome completo da especialidade é “Medicina de Família e Comunidade”. Olhamos para a saúde como um conjunto de fatores e buscamos promover a qualidade de vida.

Tem quem enxergue os médicos de família como profissionais que só avaliam um problema de saúde antes de encaminhar a pessoa para um especialista. Mas não é bem assim. É verdade que contamos com colegas em casos que exigem maior cuidado e conhecimento em uma área específica, mas um médico de família capacitado consegue lidar com um amplo leque de problemas de saúde do cotidiano.

de clínico geral? Não exatamente. O clínico atende normalmente adultos e casos de internação, enquanto o médico de família cuida de todas as faixas etárias e está mais focado na atenção primária e na prevenção — não em tratar sintomas e determinar diagnósticos.

Para ajudar um paciente, muitas vezes é preciso cuidar da sua família e da comunidade em que vive, porque as causas do seu problema podem estar nesse contexto amplo. Entendemos que somos seres biopsicossociais. Isso significa que temos uma abordagem multidisciplinar para lidar com problemas de saúde, que abrange dimensões biológicas, psicológicas e sociais.

Para colocar em prática a medicina de família, no entanto, é preciso um time. As equipes do Sistema Único de Saúde (SUS) são formadas por médicos, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde – os famosos ACS, que visitam os pacientes em casa e podem dar orientações relacionadas à saúde.Uma equipe bem estruturada dessas consegue resolver cerca de 85% das queixas de saúde. Tirei o número acima, aliás, das unidades de atendimento da Zona Sul de São Paulo administradas pelo Hospital Israelita Albert Einstein.

Alguns estudos apontam que, quanto mais tempo uma equipe atua em uma unidade, mais a qualidade de vida daquela população tende a melhorar, assim como a gestão de recursos da unidade de saúde.

Em Paraisópolis, todas as UBS contam com equipes de saúde da família. Para ser atendido e receber visitas, basta realizar um cadastro nas unidades.

Compartilhe
+ Ver mais Reportagens